quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para ser levado a sério, ou não.

Quando se fala em Humor hoje no País, muita coisa aparece, e desaparece de forma rápida e eficiente, tanto que com um tempo, some de nossas mentes e nunca mais reaparece, a menos que a Sonia Abrão resolva fazer uma matéria mostrando o quanto que os "Humoristas" foram mal tratados pela mídia, mas isso é outra história.

Hoje no País, os "pilares" do humor são programas como Pânico na TV e CQC (Custe o que Custar), os dois baseiam o seu "humor" em coisas completamente diferentes, e insistentemente iguais, as semelhanças estão nos pontos mais simples possíveis: Humor ácido, Apelativo, Clichê, Aquele que se preocupa mais em constrangir as pessoas do quê se divertir com elas, papo o qual o Apresentador Marcos Mion disse que faria diferente, que iria rir com o público, e n do público, mas isso é assunto para mais tarde, quem nunca viu em um dos dois programas citados primeiro, alguém sendo alvo de campanhas, chacotas ou piadinhas imbecis, quem nunca viu alguma pessoa com problemas de cabeça, ou apenas que tenha um comportamento diferente sendo ícone no país, lançando bordões ou até mesmo virando celebridades de Momento ou até ganhando prêmios, quem diria, prêmios, aí vem a pergunta, se eu sou um estudante de jornalismo, trabalho duro por anos e anos para conseguir algo, para pagar as contas, pagar o colégio dos meninos ou até para colocar comida na mesa de casa, qual a expectativa que terei ao ver um "avulso" qualquer levar prêmios de reportagem ou outra coisa qualquer? n desmereço o mérito de ninguém, mas porra, no país se valoriza mais o carisma ou qualquer outro tipo de "qualidade" para ser bom? de qualquer forma, isso é outra história, ou n, só n quero esticar esse assunto, porquê é cansativo e n é o que quero passar.

Há alguns anos atrás, programas como o Casseta & Planeta ou A Praça É Nossa eram os melhores, ou nem tanto, da época, aí fico na dúvida se nos anos em que eu assistia esses programas, e dava risada, eu era idiota ou era novo demais para entender de verdade, ou que a minha mente n iria aceitar bem o tipo de humor que vemos hoje, na Segunda ocorreu um fato que me chamou bastante atenção, no programa CQC eles meio que fazem um Ranking com Momentos da TV Brasileira chamado Top Five em que palavras ou ações se exaltam, é meio burrice explicar isso porquê meus leitores devem conhecer, mas n custa nada relembrar, eles falavam de uma senhora de bem idade que fazia um programa de receitas na TV Gazeta, meio que igual no programa da Ana Maria Braga, e então eles mostravam várias vezes quando a senhora esquecia o nome de alguns objetos simples como Faca, ou então algum nome de tempero ou de algum alimento, o que é bastante normal para a idade dela, afinal de contas ela já n é mais jovemjura?e n tem culpa se sua mente n trabalha da forma que deveria, isso poderia muito bem ser relevado, mas o que me incomodou é que após as vezes em que a senhora aparecia no Top Five, os apresentadores faziam piadas que me fizeram pensar o quão escroto as pessoas são, n conseguem nem respeitar uma senhora que n tem culpa do que consegue ou n fazer, aí depois de várias aparições no quadro, a Palmirinha, a senhora do programa da Gazeta, apareceu no programa, levou quitutes para os apresentadores e tudo mais, o que me deixou enfurecido de verdade, foi que enquanto ela esteve junto deles no palco do programa, ela n era mais uma "velha doida" nem uma "Múmia"; lá, na frente deles, ela era um ícone, que n poderia ficar fora da TV e outras coisas mais, n julgo o cárater de nenhum dos apresentadores, até porquê gosto do trabalho de muitos, mas isso me soa bastante falso e de pouca vergonha, de verdade, eu penso que, eu n gostaria que minha avó ou minha mãe fosse chamada de "Velha Doida" em rede nacional, é desrespeitoso, tanto para ela, quanto para o público que aprende que naquela idade a pessoa é apenas "Doida".

o Programa Pânico na TV faz sucesso na rádio e na Televisão, é um tipo de humor que mesmo que lance personagens imbecis, bordões patéticos ou faça pouco da imagem das pessoas, agrada a muitos, quantos aquí já n deram risada de alguma matéria em que alguém apanhe ou que seja alvo de Tomates, Frutas Podres ou qualquer outra bobagem n menos nojenta, quantos aquí nunca falaram "Ronaldo" de forma aleatória, quantos n afinaram a voz para falar alguma merda cagada por aquele programa, ou quem nunca fez alguma dança imbecil tirada de lá? quem nunca se irritou com algum famoso por agredir algum dos integrantes do programa com ações ou palavras, são muitas coisas que são feitas e aprovadas e reprovadas por milhares de pessoas que de uma forma ou outra influência na opinião das pessoas, lamentavelmente, alguns que n gostam do estilo adotado do programa sofrem com coisas retiradas dele, seja um colega falando algum dos bordões ou qualquer outro tipo de coisa, aí então, o programa Pânico sempre tem o seu lado "humano" quando pega um caso avulso e cria uma saga encima disso, seja para um famoso calçar uma sandália, ou uma jovem deficiente conhecer seu ídolo, ou um integrante do programa encontrar seus parentes, ou qualquer outra coisa, se isso pode ser legal, pode é claro, mas eu, vejam bem eu, eu, EU, acredito que tudo n passa de uma forma de tentar amenizar uma imagem anterior que passam, e é isso.

Chegamos ao Apresentador Marcos Mion e os seus "Legendários" que seriam a revolução, a diferença, aqueles que ririam com o público e n do público, que iria ser "do bem", criando uma enorme expectativa no público, mas n foi bem isso que aconteceu, apelativo e seco como outros, mas de forma piorada, Fracasso é a única palavra para ele.

chegamos ao fim desse post, foi meio que um desabafo desse que vos fala, n espero que ele tenha em enorme nível de aceitação, acredito e sei que muitos vão discordar do que digo, mas é isso, é a vida, obrigado pelo tempo desperdiçado, ou n, e até uma próxima.

3 comentários:

Carolina, rs disse...

bom, tu já deve saber que eu discordo de um monte de coisa aí AEIOAEHO,tipo, sempre soube da tua opinião, mas acho que tu escapoliu nas partes de que tu dissestes que Casseta&Planeta e a praça é nossa eram legais e tal, pq eles também criticam, e tem personagens bobos '-- o humor brasileiro tem bastante dessa caracteristica, CQC por exemplo, pode até ridicularizar pessoas, como "fez" com a Palmirinha (não achei isso, mas enfim), mas eu acho super válido as críticas, porque falam tudo que ninguém tem coragem de falar, principalmente para os políticos, se o Brasil não fosse do jeito que é, não teria necessidade disso mesmo e não acho que seja apelativo, mas enfim.
E quanto ao pânico, o pânico é um programa de humor totalmente diferente, na boa, é pra descontrair, é SÓ bobagem mesmo, pânico sim pode ser apelativo, por causa das mulheres e tal, e tudo o que dissestes sobre o mesmo é vdd, tudo bobagem, mas rio mt IAEHAOE.
enfim, não vou nem falar de legendarios pq enfim né.

aah e eu gostei mt desse teu post, só quis dar minha opinião aí, flw.

Unknown disse...

gostei do post...parabéns pelas opiniões...embora não concorde com algumas delas mas enfim, life goes on

Anônimo disse...

Bom texto Gabri, concordo com a maioria do dito cujo aí e enfim, prefiro everybody loves raymond. RS

Powered By Blogger